Um guia para conhecer o Pantera Negra nos quadrinhos
04/05/2016
RafaTanaka (732 artigos)
0 comentários
Compartilhar

Um guia para conhecer o Pantera Negra nos quadrinhos

FacebookTwitterGoogle GmailShare

Depois de conferir Capitão América: Guerra Civil, o personagem Pantera Negra realmente me surpreendeu como também deve ter surpreendido outros telespectadores, mas poucas pessoas sabem definitivamente do personagem e muitos ficaram curiosos para saber mais de suas histórias nos quadrinhos, por isso montei um pequeno guia de começar a entrar no universo do rei de Wakanda, T’Challa.

Quarteto Fantástico #52-53 (1966)

O personagem foi introduzido em uma história da equipe mais antiga da Marvel. O rei enigmático de Wakanda que apresenta ao Quarteto uma terra cheia de tecnologia. Ele veste seu manto de Pantera e decide caçar todos em jogo de gato e rato, percebemos com suas habilidades a par de sua excelente tecnologia consegue causar dano a equipe, mas que no final é surpreendido pelo poder de Susan Storm. Algo que apenas começava a nos implementar o excelente universo do herói que começou como anti-herói.

Panther’s Rage (1973)

Depois de coadjuvante, o herói passou a fazer parte decisiva de histórias criadas por McGregor. O personagem ganho um arco único explicando sua história e toda profundida que suas características contiam, sem falar as questões raciais que ouviam na época, como preconceito, xenofia e ódio racial. Um verdadeiro líder de umas nações mais evoluídas do universo Marvel.  Umas histórias mais antigas do personagens, difícil de se encontrar por aí, ainda espero que a Panini relance ela em uma versão definitiva com os clássicos do personagem.

Pantera Negra – Vol 1 (anos 70 ao começo dos anos 90)

A história começa com T’challa lutando por um fragmento de pedra mágico que é capaz de ser utilizado para se viajar no tempo. A aventura na época foi uma excelente abertura para introduzir o personagem para novas crianças que liam quadrinhos.  Da mesma maneira que Panther’s Rages, tais quadrinhos são difíceis de se encontrar mas como o personagem vai ganhar filme solo futuramente podemos esperar novos lançamentos. A partir de 1988 temos uma minissérie que o leva a uma era racista e com vestígios do apartheid na nação do país de Azani.

O Cliente (1998)

Christopher Priest trouxe Pantera Negra para o universo mais contemporâneo e realista, ele utiliza de quesitos que deixa a história mais interessante e sensata para os leitores. Contando-a na perspectiva de um agente especial do governo dos Estados Unidos chamado Everett K. Ross, o nos coloca como telespectadores do próprio personagem, enxergando tudo pelo seus olhos.

A série durou de 1998 – 2003, temos T’challa em uma missão diplomática nos Estados Unidos. É curioso como ele utiliza o agente Ross como ponte para conhecermos a cultura de Pantera Negra e os seus mitos envolvendo todo o universo da Marvel.  Enquanto T’challa é forte e mantém sua calma nas horas mais tensas, Ross é uma palhaço e todo atrapalhado, o que nos deixa ainda frustados com o personagem. Uma história que precisa ser lida.

Quem é o Pantera Negra? (2005)

Uma reformulação da origem do personagem pelas mãos de Reginald Hudlin e ilustrado por ninguém menos John Romita Jr. Somos reintroduzidos nas primeiras aparições de sua irmã Shuri e do seu arqui vilão Ulysses Klaw antes de termos uma aventura nos dias atuais.

Se quer realmente quer conhecer o personagem depois de ficar fascinado em Guerra Civil, comece definitivamente por este exemplar que saiu pelas mãos da editora Salvat. O título explora a força e a habilidade de T’challa com líder, seus relacionamentos, e sem falar a paranóia que possui dos políticos do mundo.  A excelente balança das aventuras criadas nos 70 com aquela clima dos anos 90 que consagraram o personagem. Tudo isto foi usado como background para o retorno de suas histórias em 2010.

A série durou por três anos, envolvendo também os fatos da Guerra Civil  e seu romance com Ororo, a Tempestade de X-Men.

Veja Wakanda e Morra (2008)

O arco se passa durante a mega saga Invasão Secreta, mas fique tranquilo você não precisa ler nada antes de outras para entender o enredo (diferente é claro de Guerra Civil que os tie ins necessitam ser explorados). Escrito por Jason Aaron que explora o lado mais sensivo de T’challa,  sua esposa Ororo e a própria Wakanda.

No meio da invasão dos Skrulls, o país de Pantera Negra resiste.  T’challa continua forte e faz de tudo para proteger seu povo. Uma mistura de Sete Samurais com aquele jeitinho Marvel de ser nos quadrinhos.

Vol. 5: Shuri e “Homem Sem Medo”  (2009/2011)

Depois de T’challa ficar gravemente ferido sua irmã Shuri substitui no governo de Wakanda, transformando o país em um momento tenso de governo e suas políticas. Mesmo depois de sua recuperação, ela continua no comando do país enquanto nosso herói parte para se exilar em Nova York, substituindo Demolidor como um vigilante das ruas da Cozinha do Inferno.

Muitos leitores podem estranhar de ver Pantera Negra com um vigilante das ruas, mas vale a pena ler esta história onde se aprofundamos mais nas caraterísticas do personagem e suas motivações e como ele passar um mero civil em meio uma grande cidade, não é o mais rei poderoso que é, ele é apenas um homem em busca de sossego.

Fase Jonathan Hickman e Crossovers (2013)

Depois de seus arcos solos terminarem em 2012, T’challa e seus país natal apareceram apenas nos quadrinhos dos Vingadores. Para complicar ainda mais a Marvel passou por muitos crossovers de multiversos.

Este período trouxe grandes plots twists para o Pantera Negra (Namor destrói Wakanda no arco de Vingadores vs X-men, depois T’challa mata Namor em Vingadores #40, sem falar que ele se separa de sua esposa Tempestade), mas ambas histórias são complexas e envolve grandes eventos em conjunto. Para sermos mais diretos você ler as histórias Quarteto Fantástico  #607 e #608, mas também recomendo partir para as histórias dos Novos Vingadores  escrito por Jonatham Hickaman onde somos levados por uma saga pessoal de T’challa em único volume.

Novos Vingadores é sério, um quadrinho político – não algo que lide com problemas sociais, mas decisões políticas de governo envolvendo Pantera Negra, Namor, Doutor Estranho e Tony Stark no grupo Illuminati. Enquanto eles tentam prevenir a colisões de dois mundos diferentes, Pantera parte em um conflito para salvar sua Wakanda e destruir os mundos.

O arco passa pelas Guerras Secreta, a mega sega de 2015  que envolveu os dois mundos da Marvel em conjunto, destruindo-o e reconstruindo-o em novos aspectos. Durante esta fase, muitos dos personagens foram transportados para um mundo governado por Doutor Doom, alguns deles tentaram um rebelião para tomar o mundo de volta ao controle dos heróis.

Guerras Secretas é precisamente um épico escrito Jonathan Hickman, um embate entre titãs e uma atmosfera apocalítica. Por mais que a mega saga envolvendo a grande maioria dos personagens da editora, a história é centrada em Doom e Quarteto Fantástico, porém T’Challa tem um excelente papel – especialmente no final, sem spoilers.

Um nova fase do personagem começou em Abril nos Estados Unidos.

 

 

 

FacebookTwitterGoogle GmailShare

comentários

RafaTanaka

RafaTanaka

Diretor de Atendimento/ Planejamento e Redator. Formado em Publicidade e Propaganda. Amante do Cinema, Quadrinhos e Games.

Comentários

Sem Comentários Ainda Você pode ser o primeiro a comentar neste post!

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros! Seu endereço de email não será publicado. Seus outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Os campos obrigatórios estão marcados como *