Fates Warning: A Pleasant Shade of Gray (1997) – O Magnum Opus artístico e existencial do Metal Progressivo
26/09/2016
Lucas Alves (34 artigos)
0 comentários
Compartilhar

Fates Warning: A Pleasant Shade of Gray (1997) – O Magnum Opus artístico e existencial do Metal Progressivo

FacebookTwitterGoogle GmailShare

Fates Warning. Por onde começamos? Uma banda que começou com uma carreira com inspiração pesada de Iron Maiden, e, conforme passou por diversas mudanças de formação, foi moldando seu estilo até chegar em uma combinação interessante de heavy metal, rock progressivo, música eletrônica e art rock. Porém, ao contrário dos seus conterrâneos Dream Theater(praticamente marca registrada quando se trata do gênero do Metal Progressivo), e Symphony X, o Fates Warning sempre manteve a influência do NWOBHM¹, com fluídas adições de outros gêneros de música.

Fates Warning, formação clássica

Em A Pleasant Shade of Gray, a banda se solidifica na formação de Jim Matheos(guitarrista e força motriz do grupo, único integrante desde a formação da banda), Ray Alder(vocais), Joey Vera(Baixo), Mark Zonder(Bateria), e com os teclados adicionais de Kevin Moore. O álbum também foi produzido por Terry Brown, conhecido por produzir álbuns clássicos do Rush, como 2112 e Hemispheres.

O álbum, tanto letra como música, foi composto únicamente por Jim Matheos, e possui apenas uma música, com o mesmo nome do título. Porém, por pressão da gravadora, para tornar o álbum mais acessível, a música foi dividida em 12 partes. Com um contêudo lírico críptico, o álbum aborda temas como o porquê existimos, a vaguiedade do tempo, e as lembranças da vida. Mas é de se notar que as letras dão margem à interpretações diferentes. As faixas alternam entre belas melodias calmas, música ambiente e heavy metal, mas com uma destacável singularidade.

Terry Brown, produtor

A parte instrumental acompanha as letras de forma magistralmente feita. Percebe-se, pela exatidão instrumental, que Jim Matheos utilizou programas de composição MIDI², principalmente por conta dos vocais de Alder. A exatidão das notas cantadas em anacruses³ com compassos quebrados chega a ser inacreditável, mostrando que Ray Alder consegue usar sua voz como um instrumento adicional nas faixas.

Fates Warning, formação atual

Matheos conduz ritmo e solos de forma virtuosa e fortemente presente no álbum, sem preenchê-lo de excessos, com cada parte meticulosamente executada. E na sessão rítmica, temos Joey Vera e Mark Zonder, que ambos, ao lidar com compassos quebrados, criam os ritmos mais irregulares e originais do gênero, com as linhas de baixo de Joey que adicionam um minimalismo jazzístico no som, além do trabalho de bateria de Zonder, um dos bateiristas mais surpreendentes já vistos, não só no gênero do Metal Progressivo em geral, como na música em si.

Em geral, a obra, devido a sua complexidade, e ao fato de funcionar como sendo uma música só de 54 minutos de duração, requere várias ouvidas para se apreciar por completo.

Notas de rodapé:

¹NWOBHM: New Wave of British Heavy Metal, ou Nova Onda do Heavy Metal Britânico. O gênero pelo qual ficaram conhecidas bandas como Iron Maiden.

²MIDI: Musical Instrument Digital Interface(Interface Digital de Instrumento Musical). Um protocolo de entrada de instrumentos no computador. Músicas MIDI são conhecidas por ter um som “robotizado”, mas são úteis até hoje para produtores musicais.

³Anacrusis: Termo técnico musical que representa uma passagem melódica que começa antes da contagem do compasso. O Anacrusis mais famoso é a introdução da música de “Feliz Aniversário”.

FacebookTwitterGoogle GmailShare

comentários

Nota
4.5 de 5
No Geral

Em geral, a obra, devido a sua complexidade, e ao fato de funcionar como sendo uma música só de 54 minutos de duração, requere várias ouvidas para se apreciar por completo.

4.5

Bom
4.5 de 5
Lucas Alves

Lucas Alves

Compositor e Escritor amador, gosto um pouco de animes, música e short-stories da internet.

Comentários

Sem Comentários Ainda Você pode ser o primeiro a comentar neste post!

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros! Seu endereço de email não será publicado. Seus outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Os campos obrigatórios estão marcados como *