Curiosidades e algumas Verdades sobre Robocop
24/02/2014
RafaTanaka (732 artigos)
0 comentários
Compartilhar

Curiosidades e algumas Verdades sobre Robocop

FacebookTwitterGoogle GmailShare

Na última sexta-feira o remake de Robocop dirigido pelo excelente José Padilha que nos impressionou com Tropa de Elite. Prestando uma homenagem ao filme de 1987 dirigido por Paul Verhoeven que impactou as pessoas por sua violência e marcou uma década que no final acabou por se tornar um ícone da cultura pop, por que não descobrir curiosidades e verdades por trás do filme:

 

A Armadura

Umas coisas que pouca gente sabe é que ela não podia sair do carro, sim difícil acreditar, mas eram impossíveis suas pernas se locomoverem para o movimento, isso explica o corte nos frames quando ele estava no carro e logo em seguida fora dele. Outra era que se tornava impossível de subir as escadas com ela, a armadura não trazia boas visões especialmente a bunda que fazia um estranho movimento, as cenas foram cortadas para evitar quaisquer confusões, se observamos o filme vemos Robocop descendo as escadas, imagina meu amigo a visão do inferno que seria ele se pudesse subi-las.

A primeira cena com Robocop

Dependendo para quem você perguntar, Peter Weller que vivia Alex Murphy demorou de 8 a 11 horas para colocar a armadura na primeira vez. Quando estava pronto para filmar o dia estava quase acabando. A primeira cena com armadura quando Robocop deixa a área de tiro ao alvo e pega as chaves do carro demoraram em torno de uma hora para ser filmada, por que sempre que a mão robótica  as pegava elas sempre caiam, quando a cena finalmente conseguiu ser filmada levou um dia inteiro.

 

Robocop, Cristo e Vietnã.

Se você perceber ao longo do filme há muitas influências de Cristo e do Vietnã. O cientista que cria ED209 tinha o nome MacNamara. Para quem não sabe MacNamara era secretário de defesa dos Estados Unidos durante o Vietnã e seu nome foi usado intencionalmente, de alguma maneira para causar impacto. O design de ED209 foi baseado no “BELL UH-1H HUEY”, o helicóptero mais usado durante a guerra.

Quando questionado, Paul Verhoeven disse que o motivo para ter feito o filme foi querer recontar a história de Jesus Cristo por sua visão. O que incluem a morte e a ressureição de Murphy. Quando sua mão é decepada por uma bala podemos notar o formato de seu corpo semelhando ao de Cristo quando ficou preso a cruz, e quando é levado ao hospital para ser reconstruído pelos cientistas da OCP, ele revive à vida metade humana metade máquina e no final quando Robocop vai em direção ao vilão Boddicker,causador de sua morte, ele simplesmente anda pela água. Tudo é uma questão de perspectivas.

 

A filmagem em Dallas

O filme começa com uma vista área pela cidade de Detroit e essa é única vez que a cidade aparece no filme inteiro.  O produtor Jon Davison até cogitou em colocá-la, mas a sua arquitetura não agradava de maneira alguma, e no acabou selecionando Dallas como o local das filmagens, sua decisão foi feita após ter visto um edifício comercial com um belo neon azul no topo e de alguma maneira seus olhos brilharam. Mal haviam começado a filmar no edifício e tiveram que se retirar por que ele acabou tendo que ser reformado, quando terminado já estava no último dia de filmagem, o engraçado é que o edifício acabou nem aparecendo no corte final do filme.

 

O roteiro rejeitado por todos

O roteiro de Robocop foi lido e declinado por grandes diretores americanos, ninguém queria comandar esse filme. A princípio até outros diretores estrangeiros nem queriam ao menos ler, na primeira vez Paul Verhoeven leu as 20 primeiras páginas do roteiro ele chegou  jogá-lo pela janela . Após sua mulher ler e analisar como uma história típica de um filme B de Hollywood, Verhoeven repensou e acabou aceitando dirigir o filme.

 

Verhoeven no filme

O diretor Paul Verhoeven teve uma pequena aparição no filme, a cena do clube quando Robocop vai prender Leon Nash podemos ver Verhoeven atrás dançando no fundo logo após Robocop chutar Nash.

 

Influências de Homem de Ferro

A loja de conveniência na cena que Robocop vai em busca do crime na cidade pode-se ver uma HQ do Homem de Ferro que de principio foi intencional, pois foi uma das grandes influências para a criação do personagem.

Se você olhar de perto pode ver na capa o título ROM que trata de uma alma humana presa em robô que viaja pelo universo fazendo justiça. A HQ fez duas aparições no filme, uma loja de conveniência como comentado acima e durante os flash- backs de Murphy quando seu filho está jogando o game de tiro a laser.

 

Trailer e outros atores cotados

Quando o trailer foi lançado nos cinemas, a música usada como trilha sonora foi a de Exterminador do Futuro, aliás o próprio Schwarzenegger foi cotado para viver Robocop, mas os envolvidos no filme o consideram muito grande e um tremendo brutamontes para colocar a armadura e acharam que ele ficar parecendo um boneco da Michelin. Anos mais tarde o ator foi aproveitado por Verhoeven em O Vingador do Futuro.

 

FacebookTwitterGoogle GmailShare

comentários

RafaTanaka

RafaTanaka

Diretor de Atendimento/ Planejamento e Redator. Formado em Publicidade e Propaganda. Amante do Cinema, Quadrinhos e Games.

Comentários

Sem Comentários Ainda Você pode ser o primeiro a comentar neste post!

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros! Seu endereço de email não será publicado. Seus outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Os campos obrigatórios estão marcados como *