15 coisas que você provavelmente não sabia sobre o filme “The Big Lebowski” (1998)
10/02/2015
0 comentários
Compartilhar

15 coisas que você provavelmente não sabia sobre o filme “The Big Lebowski” (1998)

FacebookTwitterGoogle GmailShare

1- “The Dude” é baseado em um cara de verdade

Os irmãos Coen se basearam no personagem “Dude”, interpretado por Jeff Bridges, ao relacionarem ele com um homem chamado Jeff Dowd, que ajudou os Coen a destribuir seu primeiro filme “Blood Simple” (1984). Assim como o personagem viciado no filme, Dowd era um membro de um grupo anti-guerra (Seattle Seven) e também se auto intitulava “The Dude”.

2- Outros pedaços do filme também foram baseados em fatos reais

Peter Exline, um consultor de roteristas e professor da conceituada USC e grande amigo dos Coen contou aos irmãos diversas histórias de sua vida pessoal que encaixariam no filme. Por exemplo, ele tinha um tapete na sua sala que “combinava com o cômodo” assim como “The Dude” fala no filme. Ele também já achou uma folha de lição de casa de uma criança aleatória após seu carro ter sido roubado, também como acontece no filme.

3- Os irmãos Coen pensam nos amigos na hora de fazer o casting

Os personagens de John Goodman, Steve Buscemi e John Turturro foram criados especialmente para que eles atuassem. Tanto Buscemi quanto Goodman já apareceram em mais 5 outros filmes dos Coen, Turturro, em mais 4.

4- O personagem de Julianne Moore é baseado em uma artista real

“Maude” foi criada para ser a artista visual/intérprete Carolee Schneemann.

5- Rascunhos do filme revelam a fonte de dinheiro de “Dude”

Ele era para ser o herdeiro do dinheiro que a invenção do Cubo Mágico rendeu, mas isso não foi parar no filme.

6- “The Dude” tem jargão com referências bíblicas

A famosa frase “The Dude abides” que significa “O cara permanece” foi tirada de um versículo da bíblia: Eclesiastes 1:4 “Uma geração se passa, outra geração vem, mas a Terra continua para sempre”.

7- “The Dude” toca guitarra de verdade na vida real

O ator Jeff Bridges toca guitarra em uma banda chamada “The Abiders”, que foi nomeada justamente pelo jargão citado acima “The Dude abides” que faz parte do filme.

8- O filme é inspiração para um festival anual, a “Lebowski Fest”

O primeiro “Lebowski Fest” aconteceu em 2002 em Lousville, Kentucky – EUA. Desde então o festival vem acontecendo em mais de 30 cidades a cada ano. As festividades incluem exibições do filme, quizes, cosplays, corujão de boliche, reunião de Russos Brancos (rs) e a participação dos atores principais do filme, Jeff Bridges, John Goodman, Steve Buscemi, John Turturro, Julianne Moore, e Peter Stormare.

9- O núcleo de figurino do filme não teve trabalho nenhum com as roupas do “Dude”

Jeff Bridges usou suas próprias roupas para compor o figurino do personagem, incluindo os famosos chinelos.

10- O personagem “Donny” devia estar tendo uma série crise de identidade

Nas cenas onde o grupo de boliche aparece competindo uniformizado, “Donny” interpretado por Steve Buscemi, aparece cada hora com uma camiseta de nome diferente, nenhuma escrito Donny.

11- “The Dude” inspirou uma religião

Segundo o site oficial da religião, o Dudeism , o ‘mote’ principal é: “tudo é de acordo como você acha que é”. Através do website, você pode inclusive se juntar aos mais de 200 mil Dudeistas que ‘ministram’ -sqn, mundialmente.

12- “The Dude” tem uma loja própria em Nova York

A loja Little Lebowski Shop vende todo tipo de coisas relacionadas ao filme para os die-hard fãs.

13-Os Coen colocaram um Easter Egg que só os die-hard fãs perceberiam

Na cena de Jesus, toca de fundo uma versão em espanhol da música “Hotel California” do Eagles, tocada pelos Gypsy Kings. A brincadeira é que o personagem “The Dude” simplesmente ODEIA Eagles, como ele mesmo diz no filme.

14- A locação do boliche era um boliche que existia de verdade

O “Bowling Alley” ficava na Santa Monica Boulevard, em Hollywood, California – EUA mas o prédio foi demolido em 2003 dando lugar a uma pré-escola. O interessante mesmo é que, por incrível que pareça, “The Dude” não aparece jogando boliche durante todo o filme.

15- As cenas do boliche foram difíceis de filmar

Para filmar a bola rolando rumo aos pinos de boliche, os Coen tiveram que arrumar uma grua (câmera suspensa) em forma de carro que era programada para andar em velocidade média de 20 metros por hora para seguir as bolas, que também eram de verdade.

FONTE: MENTALFLOSS

FacebookTwitterGoogle GmailShare

comentários

Mah

Mah

Professora de inglês, redatora nas horas vagas, cinéfila, bookworm, jukebox ambulante, gamer, chef de cozinha amadora, geek e caçadora de arte underground/independente. DON'T PANIC!