Gintama: Seja bem-vindo ao universo onde o humor extrapola limites e tudo é sátira
10/06/2015
Lucas Alves (34 artigos)
0 comentários
Compartilhar

Gintama: Seja bem-vindo ao universo onde o humor extrapola limites e tudo é sátira

FacebookTwitterGoogle GmailShare

Aliens¹, período histórico de Edo no Japão, samurais desempregados e abolição de espadas. Todos são elementos necessários para que Gintoki Sakata se torne um vagabundo faz-tudo, criando sua própria empresa, o Yorozuya do Gin-chan e realizando os serviços mais absurdos possíveis para conseguir pagar o aluguel no fim do mês.(isso é só o começo da bizarrice)

“Edo. Cidade principal do anime, que mistura cultura medieval japonesa com tecnologia alienígena.”

Gintama(Alma de Prata) é um mangá criado e desenhado por Hideaki Sorachi, desde dezembro de 2003, e sua versão em anime lançada em 2006, feita pelo estúdio Sunrise, dirigida por Shinji Takamatsu durante seu primeiro período (Episódios 1 – 105) e Yoichi Fujita no segundo período (Eps. 100 – 201).
Seus três personagens principais e componentes-base do Yorozuya são: Sakata Gintoki, Shimura Shinpachi e Kagura, que serão descritos a seguir:

 “E aí está nosso protagonista.”

Gintoki Sakata – Um ex-samurai com um passado obscuro que montou uma agência faz-tudo que acaba por realizar trabalhos não convencionais, com o nome de Yorozuya. Adora parfaits, acompanha obsessivamente a revista Shounen Jump, e apesar de parecer preguiçoso e oportunista, ele possui um bom coração e sempre está disposto à ajudar as pessoas.

 

“Todo anime tem que ter seu otaku.”

Shinpachi Shimura – Com 16 anos, este samurai era desrespeitado trabalhando como atendente de um restaurante, até então vir a trabalhar com Gintoki. Conheceu as artes de samurai por conta do dojo de seu pai, que ele e sua irmã vieram a herdar, mas têm de se esforçar para lidar com as contas do mesmo.

 

“Não se encante com esse olhar, ela derruba automóveis como se fosse papel.”

Kagura – Apesar de sua aparência, Kagura é uma criança alienígena, pertencente ao clã Yato, o clã mais violento da raça Amanto, acabou por cruzar o caminho de Gintoki(e entrando no Yorozuya) após vir à Terra tentar ganhar dinheiro, sendo obrigada a enfrentar criminosos para obter êxito em sua jornada. Extremamente forte, ela é uma competente guerreira na equipe de Gintoki.

“Esse cachorro é maior do que se aparenta.”

Sadaharu² – Mascote da equipe, abandonado por duas irmãs para ser criado pelo Yorozuya. Apesar de parecer dócil, tenta mastigar tudo(inclusive as cabeças das pessoas) e faz suas necessidades em horas inapropriadas. Devido ao seu tamanho e força, o Yorozuya o utiliza como meio de transporte rápido, quando necessário.

“Todos os personagens aqui mostrados são em algum momento, protagonistas.”

O anime é excelente em termos de produção em geral. Seu autor faz sátiras de todos os animes famosos da Shounen Jump. A história consegue ter episódios de drama, terror, e ação simultaneamente na mesma dose do humor.
A cidade de Edo, representada na história  é vasta e cheia de integrantes com personalidades diferentes, conforme se demonstra nos episódios da série. Percebe-se que conflitos da vida real são característica de vários personagens apresentados conforme suas histórias são contadas no decorrer dos episódios. Percebe-se também que todos os personagens possuem muito bom-senso a ponto de fazer o espectador se sentir parte do universo dos animes para criticar e atravessar a “quarta parede”³




“De slapstick à paródias, humor inocente até escatologia, a comédia neste anime não acaba.”

A complexidade do anime torna-o difícil para quem quer ver só “uma série de humor” pois Gintama é mais do que isso. Para se ter uma ideia, 100 episódios não são o suficiente para conhecer todos os personagens, e os arcos que a série apresenta possuem personagens que serão revisitados futuramente.
Isso é um bom sinal, a evolução gradativa do roteiro, mostrando claramente que a série não possui fillers, e consegue atingir todo o tipo de espectadores tanto com cenas inocentes e belas quanto humor sarcástico. Confiram um trailer:

¹São os Amanto, os aliens invasores da série, socialmente inspirados nos ingleses
²Uma pessoa realmente dubla os latidos deste cachorro
³termo clássico que define a interação do personagem com o(s) espectador(es) em uma obra artística

Fontes das Imagens:
http://www.zerochan.net/full/1398380
https://eemia.files.wordpress.com/2011/04/gintama-logo.png


Gintama Wiki
http://vignette3.wikia.nocookie.net/gintama/images/9/95/Vlcsnap-2015-03-15-14h26m13s160.png/revision/latest?cb=20150315132824
http://galleryhip.com/katsura-and-elizabeth.html
http://www.simon-p.com/animeblog/?p=583

FacebookTwitterGoogle GmailShare

comentários

Lucas Alves

Lucas Alves

Compositor e Escritor amador, gosto um pouco de animes, música e short-stories da internet.

Comentários

Sem Comentários Ainda Você pode ser o primeiro a comentar neste post!

Escrever comentário

Seus dados estarão seguros! Seu endereço de email não será publicado. Seus outros dados também não serão compartilhados com terceiros. Os campos obrigatórios estão marcados como *